

Parada Pedagógica
Aos 26 dias do mês de março nas dependências do Centro Pastoral das 15:30 às 17:30 acorreu a primeira Parada Pedagógica do ano de 2010.
Primeiramente a professora Ângela Lopes fez a acolhida, agradecendo a presença de todos.
Em seguida a professora Vanislene faz uma dinâmica em que os participantes deveriam escrever “dez palavras que fizeram a diferença na inclusão, nesses dez anos”. A intenção era compartilhar com o colega o que havia sido escrito, mas o grupo preferiu ler e comentar, gerando assim, discussão sobre a inclusão e tornando mais dinâmico esse momento.
Após, fizemos o estudo de caso, enfocando o tema “ Assumir as diferenças na escola”. Foram separados os grupos, para depôs discutir coletivamente sobre: “Há em sua escola alguma situação similar às descritas?”.
Todos os grupos participaram ativamente com opiniões e depoimentos de modo que esse encontro teve bastante receptividade de todos os integrantes.
Com a pauta gerou interesse de todos, não teve como finda-la. Assim, ela foi estendida para o Trabalho Coletivo que ocorreu dia 31/03/2010. Nesse dia, assistimos ao vídeo: TV Escola - Caminhos Para a Inclusão. A professora Vanislene comentou alguns pontos sobre o vídeo, como a dificuldade que ainda existe em estar incluindo o aluno com Necessidades Educacionais Espaciais, no sentido de acesso à escola, o preconceito por parte de alguns pais, e dessa forma cada participante deu seu depoimento, fornecendo opiniões sobre o assunto e enriquecendo o conhecimento.
Após a discussão, a professora Vanislene leu e comentou as atribuições do professor de apoio, dando maior relevância quanto à questão de estar trabalhando de forma integrada com o professor regente.
I Noite Dançante
No dia 30 de abril de 2010, aconteceu a I NOITE DANÇANTE de nossa escola em prol da quitação das despesas geradas no mês anterior no prédio que hora ocupamos; a festa foi de arromba, teve músicas que agrada a nova geração com rítimos variados e dançantes, no cardápio tínhamos pastéis,cachorro-quente e refrigerante, a festa começou às 20:00h e foi até às 00:00h e contou com a presença do grupo gestor, professores, agentes administrativos, pais, alunos e a juventude local; a PM e o conselho tutelar também marcaram presença. A I NOITE DANÇANTE de nossa escola trouxe uma novidade inédita, durante todo o evento, foi tirado fotos e mostradas em data show; à apresentação dos slides foi um marco em nossa festa e nas festas escolares.



No dia 14 de Abril reuniu-se nas instalações atuais da Escola Gercina Borges Teixeira, os funcionários da referida unidade e da Escola Estadual Elias Nasser para o trabalho coletivo. Fez-se necessário esta parceria, pois o tema: “Repasse do Programa Agrinho”, foi realizado pelas professoras das respectivas escolas: Ângela Rodrigues e Divana Ribeiro, que nos dias 15 e 16 de Março participaram de uma capacitação do Programa Agrinho na cidade de Goiânia, sendo, portanto designadas para repassar as informações e orientações em relação ao Programa.
Iniciou-se com a oração e apresentação do Hino de Goiás foi apresentado um vídeo sobre o Programa Agrinho e seus objetivos, partindo do tema: “Ética, Cidadania e Meio Ambiente”, com os palestrantes: Arthur Toledo, Borborema e Marcelo. Os professores receberam o material do programa, livros que irão apoiá-los no desenvolvimento de projetos.
Foi apresentado através de textos, transparência e dinâmicas: Os objetivos, metodologias e regras do Programa; A importância e o porquê trabalhar projetos na escola de forma interdisciplinar, abordando temas transversais focado na questão ambiental.
Este estudo foi de grande relevância para as duas escolas, pois capacitou os professores para desenvolverem projetos para o Agrinho além de proporcionar a troca de experiências e discussão da pauta.
Concluiu-se a pauta com trabalhos em grupos, onde na oportunidade confeccionou-se um mapa conceitual de maneira coletiva e também houve a socialização dos mesmos.
Arraiá da Escola Gercina
No dia 02 de junho foi realizada a tradicional festa junina da Escola Est. Gercina Borges Teixeira que aconteceu no centro Poliesportivo. Os professores motivaram os alunos a realizarem pesquisas sobre o sentido folclórico desta festividade, bem como as comidas típicas e danças. Tivemos leilão, comidas típicas, apresentação da quadrilha e para encerrar a festa um animado forró.
Foi um grande sucesso.
INCLUSÃO
“A escola inclusiva deve desenvolver um novo paradigma fundamentado em princípios que atendam a diversidade humana, ressignificando os processos educacionais, ampliando todas as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos educando, com e sem deficiência.”(Caderno 9- Programa Estadual de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva, p. 17).
Pensando sob essa perspectiva, a Escola Estadual Gercina Borges Teixeira, implantou a inclusão neste ano de 2010, tendo à frente a professora Vanislene Sousa Dias Leite, direcionando o atendimento a alunos com deficiência intelectual, procurando atender a diversidade de forma a garantir-lhes uma educação que possa formar e torná-los cidadãos autônomos e inseridos à sociedade.
Segundo Vygotsky, a construção das funções psíquicas apresenta-se vinculada à apropriação da cultura humana através das relações interpessoais. Sendo assim, a comunidade escolar inclui seus alunos com necessidades especiais em todas atividades escolares, garantindo-lhes a interação aos conhecimentos científicos trabalhados na escola, participação em eventos, pois mesmo com suas limitações, a tendência é a evolução no campo acadêmico através do convívio com outros alunos.