Projeto Dengue
No dia 09 de março de 2010 a equipe escolar começou a desenvolver o projeto: “Todos Contra a Dengue”, o mesmo tem o objetivo de sensibilizar o alunado da Escola Gercina Borges Teixeira dos turnos matutino e vespertino e a comunidade sobre a importância de eliminar os criatórios do mosquito Aedes Aegypti.
Foram desenvolvidas várias ações para a execução do mesmo. As professoras Luzedir Rodrigues e Auristelina Cândida montaram um mural com informações e notícias sobre a dengue e sua disseminação no município, no estado e no Brasil.
Houve palestra informativa ministradas pela professora enfermeira Daiane, explicando sobre o contágio, desenvolvimento, sintomas, tratamento e conseqüências da doença.
A professora Edivanilda Barbosa confeccionou histórias em quadrinhos com os alunos do 9º ano A. A dinamizadora Dulcineia elaborou o programa, Sintonia Educativa, que foi apresentado pelos alunos onde trouxe atrações como: rap, paródias e música, desenvolvidas pelo professor José Marcos, Vanir e Edna. A agente de saúde Mirane Oliveira esclareceu dúvidas sobre a dengue ministrando palestra informativa. As Dinamizadoras Auristelina e Vanir ensaiaram os alunos para apresentação de teatro de fantoches sobre a dengue, com material cedido pela FUNASA.
A professora de matemática Edna Gouveia trabalhou gráficos para análise do quadro evolutivo da doença no Município envolvendo alunos do 8º ano “A”. Os alunos do 6º ao 9º assistiram ao vídeo sobre o ciclo de vida e forma de contágio do mosquito Aedes Aegypti sobre a coordenação das professoras Edna, Dulcineia, Vanir, Jaqueline, Luzedir e Edivanilda.
A professora Hélica Funcionária da Escola Municipal Ana Esméria Vilela deu depoimento nas salas, onde relatou causas, sintomas e tratamento, pois a mesma sofreu a doença.
A coordenadora Dorinha deu depoimento nas salas, pois em sua família 05 pessoas foram infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
A professora Jaqueline Trabalhou no 7° ano “A e B” a caricatura do mosquito da dengue.
Os professores Bian, Dulcineia e Jaqueline confeccionaram broche do mosquito com os alunos.
As professoras Luzedir, Dulcineia e Vanir trabalharam o repelente caseiro com todas as turmas.
Aconteceu uma passeata no dia 08/04/2010 às 16h30min passando pelas principais avenidas da cidade, onde os alunos do turno matutino e vespertino participaram, contamos com a colaboração de todos os funcionários, agente da FUNASA e policia militar.
O projeto não foi encerrado com a passeata, pois a comunidade escolar continua trabalhando, visto que todo dia 08 de cada mês serão desenvolvidas ações sobre o mesmo, pois elas fortaleceram o ensino aprendizagem e conscientizaram nossos alunos no compromisso ao combate a este mosquito que tem causado vários transtornos as pessoas de nossa cidade.
Projeto Ser Simplesmente Mulher
O projeto visa trabalhar com todas as turmas desta Unidade Escolar, assim distribuídas;
O projeto propõe – se a fazer uma retrospectiva histórica na evolução sócio – cultural da mulher para que o alunado possa entender porque o dia 08 de março é uma data importante e de grande impacto social. É importante que o aluno entenda dentro de uma linha do tempo como a figura feminina evoluiu sócia – culturalmente. Em verdade, a mulher é símbolo de uma luta de tempos atrás ainda tão presente nos dias atuais que está em constante transformação, carregando dentro de si o desejo de superação; de se igualar perante o homem em todas as linhas da sociedade.
O projeto “Ser Simplesmente Mulher”, visa conscientizar sobre a importância da mulher na sociedade; de um modo geral no trabalho, no poder, na família e na saúde.
As ações deste projeto ficaram assim distribuídas; a sensibilização ficou por conta das dinamizadoras da Biblioteca, a professora de história juntamente com os alunos do 7º ano A, fizeram pesquisas na internet; as dinamizadoras montaram um mural retratando as diferentes etnias e profissões da mulher; os professores de Língua Portuguesa juntamente com os alunos dos 8ºA e B criaram paródias e poesias referente à mulher; a dinamizadora do Rádio Escola juntamente com os alunos do 6º A e B apresentaram o programa Sintonia Educativa; o grupo gestor presentearam as funcionárias da escola com uma lembrançinha.
A mulher, acima de tudo é família é amor.
Projeto Rádio Escola
A escola Est. Gercina Borges Teixeira está desenvolvendo o Projeto Rádio Escola cujo nome é “Sintonia Educativa”, que iniciou no ano de 2009 sendo coordenado pelas dinamizadoras de LIE e executado pelos alunos.
Neste ano 2010 foi modulado pela Secretaria de Educação uma professora, para executar o projeto, no qual está sendo orientado e coordenado pela professora formadora do Núcleo de Tecnologia (NTE) .
A professora responsável pelo projeto conta com a colaboração do grupo gestor, dinamizadoras de LIE e da biblioteca, e executado pelos alunos no horário do recreio, já estamos na 8º edição.
Este projeto possibilitou a viabilização de comunicação entre todos os segmentos da comunidade escolar objetivando ações pertinentes a cada turma de alunos, bem como, projetos interdisciplinares desenvolvidos no âmbito escolar, promovendo ainda momentos de lazer, entretenimento e informação.
III semana do Pensar e Refletir
Em todo momento nos deparamos com desafios que são propostos pelo mundo. É preciso manter os sentidos atentos para perceber o que ele nos quer ensinar. Com isso nós da Escola Estadual Gercina Borges Teixeira criamos uma nova metodologia de ensino, no ano de 2008 que é a "Semana do Pensar e Refletir", já estamos no terceiro ano que acontece essa semana, que com certeza é um sucesso, pois os alunos participam ativamente das atividades propostas pela equipe de professores da unidade.
Durante a semana acontecem várias ações que visam o desenvolvimento intelectual dos alunos. Esse acontecimento só vem a enriquecer e nos preparar para tornar cidadãos críticos e ativos na comunidade.
A primeira ação desenvolvida na Semana do Pensar e Refletir foi o "Rádio Pátio". Como o nome já diz é um programa voltado para a educação, cujo nome é Sintonia Educativa. Essa ação ficou sob a responsabilidade da dinamizadora do Rádio Escola Dulcineia , onde contou com a colaboração de professores e alunos
No segundo dia foi realizado no pátio da escola o bingo envolvendo a tabuada de multiplicação esse evento foi de responsabilidade dos professores de matemática. Todos os alunos participaram com muita empolgação.
Na terceira ação foi feito à sensibilização do 7° concurso de redação “Goiás na ponta do lápis” cujo tema: Novas tecnologias da comunicação: aliados ou não da educação e divulgação do blog da escola http://escolagercinaborges.blogspot.com/ Essa ação ficou sob a responsabilidade das dinamizadoras do LIE, que utilizaram a TV, DVD, Caixa Acústica e cartazes para fazer acontecer a ação do dia.
A quarta ação foi realizada a 1° etapa do projeto de poesias, contos e causos onde os alunos participaram de forma criativa vale lembrar que a 2° etapa será na cidade de Iporá, essa ação foi de responsabilidade das dinamizadoras da biblioteca.
A quinta e última ação da semana foi o Simulado, que é uma prova composta de 20 questões de múltipla escolha abordando as disciplinas de português, matemática, história, geografia, inglês e ciências.
Com esse simulado concluímos o projeto da III semana do Pensar e Refletir que foi realizado no turno matutino e vespertino.
Essa semana aconteceu do dia 17 a 25 de maio na Escola Gercina Borges Teixeira.
Foi um grande evento que proporcionou aprendizagem, raciocínio lógico, interação e descontração.
Projeto Literário
A biblioteca da Escola Estadual Gercina Borges Teixeira que atende o alunado de 6º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino. Esta trabalhando de maneira lúdica, criativa, interdisciplinar e visa formar parcerias com todos os segmentos da escola e principalmente os projetos desenvolvidos nesta Unidade Escolar. Segundo as diretrizes o papel da biblioteca é de formar leitores e estimular a criatividade no meio educacional favorecendo a criatividade e o processo lúdico.
Atualmente desenvolve-se dois projetos nas salas de aula disponíveis nesta Unidade que estão previstos dentro do planejamento anual da biblioteca. O primeiro é “Ler é bom experimente!” e este visa desenvolver a leitura coletiva de um mesmo livro codinome é: “Nos bastidores do cotidiano”, do autor: Laé de Souza, são crônicas modernas com um linguajar simples e direto. Após o término da leitura os alunos recebem um questionário contendo 15 questões relacionadas às crônicas lidas e farão uma redação escolhidas e farão uma redação optando por um dos personagens. No final do projeto serão escolhidas as três redações que melhor atendeu a proposta e os questionários que serão enviadas para a central do projeto. Esta ação está sendo realizada coma a parceria do professor de Língua Portuguesa.
O segundo projeto: Causos, histórias e poesias têm como objetivo descobrir novos talentos na escola; contadores de poesias, onde na primeira etapa preparou-se os alunos para participar da 2º e da 3º etapas na Regional onde irão concorrer a prêmio.
È válido ressaltar que também estamos preparando nossos alunos para o grande evento que acontecerá em Iporá que se chama Praça da leitura e a primeira etapa será feita na escola na Semana do Pensar e Refletir que acontecerá entre os dias: 17 a 21 de maio. Logo que os bibliotecários que ficaram responsáveis em dinamizar o concurso interno, incluindo selecionar histórias, causos e poesias e também ensaiá-los, questão que demanda tempo e dedicação.